segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Como acessar o site do banco com segurança (Internet Banking)

Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível efetuar várias transações bancárias sem sair de casa. Mas é seguro utilizar o banco na internet? Acho que essa dúvida é muito comum, pois sempre temos notícias de fraudes com a internet. Por isso resolvi buscar algumas informações de “Como evitar fraudes bancárias pela internet.”


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, em 2012 os investimentos em Tecnologia ultrapassaram os R$ 20 bilhões. O internet banking e o mobile banking responderam por 42% das transações feitas pelos clientes. Com todo esse investimento em Tecnologia por parte dos bancos, temos o resultado que apenas 1% dos internautas foram vítimas de fraudes online. Mesmo com esses dados, segurança nunca é demais.


Como se Proteger ao Utilizar o Internet Banking

Primeiro você deve ter um antivírus ativo e atualizado, seja no computador, notebook ou celular. Para isso eu fiz uma lista com os melhores antivírus de 2013. Nessa lista o BitDefender está em primeiro lugar e tem uma versão gratuita.

1 - Você deve verificar a segurança do site.

- Primeiro veja se o rodapé do site tem o ícone de um cadeado e clique duas vezes para exibir informações sobre a autenticidade do site.
- Ao minimizar o site, o teclado virtual deverá ser minimizado junto com a página, caso isso não aconteça, não digite seus dados.
- Acesse o site do seu banco digitando o endereço diretamente no seu navegador, não use links de outros sites.

2 - Protega suas informações pessoais.

- Nunca envie suas informações pessoais por e-mail.
- Escolha uma senha segura e sempre altere a mesma regularmente.
- Evite computadores públicos.

3 - Teste da verificação

Ao acessar sua conta pela internet, digite a senha errada no primeiro acesso, pois o banco pode checar sua senha. Caso esteja incorreta, será exibida uma mensagem de erro. Se a mensagem de erro não for exibida, fique atento, pois sites mal intencionados não conseguem checar sua senha, eles apenas capturam o que foi digitado.
Essas são as minhas dicas para uma utilização segura do internet banking. Se você tem algo a acrescentar por favor, deixe um comentário, assim eu incluo sua dica nessa postagem e podemos ficar mais seguros ainda.

RECEBA MAIS DICAS POR E-MAIL
As Melhores Dicas pra Você, de Graça!


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário