sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Como enviar fax pela internet (usando Windows XP)

Muita gente não sabe que o Windows XP pode enviar, receber, rastrear e monitorar faxes sem aparelho de fax externo. No entanto, o componente de fax não é instalado automaticamente durante a instalação do Windows. Este artigo passo a passo descreve como instalar, habilitar e configurar o serviço de fax no Windows XP.




Requisitos

- Um computador que está executando o Windows XP e está equipado com um fax modem conectado a uma linha telefônica. A maioria dos modems modernos são fax modems. Se você não tem certeza se o seu modem pode enviar e receber faxes, consulte a documentação incluída no seu modem.

- O CD usado para instalar o Windows XP

Observações


- Não é necessário possuir um aparelho de fax separado para enviar e receber faxes com o serviço de fax do Windows XP.

- Se você planeja transmitir material impresso por fax, é necessário ter um scanner. Se você planeja criar faxes eletronicamente, não é necessário ter um scanner.

Instalar o componente de fax

Para instalar o componente de fax, execute estas etapas: 

1. Clique em Iniciar e em Executar.

2. Copie e cole ou digite o seguinte comando na caixa Abrir e clique em OK:
appwiz.cpl

Pode levar alguns segundos para que seu computador compile uma lista de programas. A caixa de diálogo "Adicionar ou remover programas" é aberta.

3. Clique em Adicionar/remover componentes do Windows à esquerda da lista de programas para iniciar o Assistente de componentes do Windows. Isso leva alguns segundos.

4. Na lista Componentes do Windows, marque a caixa de seleção Serviços de fax e clique em Avançar. A instalação instala os serviços de fax.

5. Se for solicitado, insira o CD do Windows XP e clique em OK. Se a janela Bem-vindo ao Microsoft Windows XP for aberta, clique no X no canto superior direito para fechá-la.

6. Clique em Concluir e no X no canto superior direito da caixa de diálogo Adicionar ou remover programas para fechá-la.

O componente de fax do Windows XP deve ser instalado agora. A próxima etapa é configurar o serviço de fax. Para fazer isso, vá para a seção "Configurar o serviço de fax".

Configurar o serviço de fax

Para configurar o recurso de fax no Windows XP, siga as seguintes etapas:


Etapa 1: Configurar a folha de rosto, selecionar um modem e habilitar o serviço para enviar e receber faxes.

a. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, para Acessórios, para Comunicações, para Fax e clique em Console de Fax. O Assistente para configuração de fax inicia.

b. Quando solicitado, digite o código de área ou da cidade da sua localização atual, o código de operadora, o primeiro número de discagem e o sistema telefônico que você está usando (Tom ou Pulso) e clique em OK. Se a caixa de diálogo Opções de telefone e modem for exibida, selecione a sua localização (se tiver mais de uma) e clique em OK.

c. Clique em Avançar, digite as informações que deseja que apareçam na folha de rosto do fax e clique em Avançar.

d. Na lista Selecione o dispositivo de fax, clique no modem que você deseja usar.

e. Se quiser desativar o recurso para enviar faxes deste computador, desmarque a caixa de seleção Ativar envio. Observação Por padrão, a caixa de seleção Ativar envio está marcada.

f. Marque a caixa de seleção Ativar recebimento se quiser que o computador receba faxes. Observação Quando essa caixa de seleção estiver marcada, você poderá clicar em Atendimento manual se não quiser que o computador receba faxes automaticamente. Por padrão, a resposta automática está ativada.

g. Clique em Avançar.

Etapa 2: Inserir informações TSID e CSID e configurar preferências de impressão e armazenamento

a. Digite o TSID (identificação do assinante transmissor) que deseja usar na caixa TSID. Observação O TSID é obrigatório em algumas áreas. Esta informação de identificação normalmente aparece na área do cabeçalho de um fax recebido e pode ajudar você a reconhecer de qual aparelho ele veio. O TSID normalmente inclui o número de fax e o nome comercial do remetente.

b. Clique em Avançar.

c. Digite o CSID (identificação do assinante chamado) que deseja na caixa CSID. Observação: O texto do CSID digitado aparece em aparelhos de fax que enviam faxes para você. Por exemplo, se você digitar "123 Fax", o aparelho que enviou o fax poderá exibir a mensagem "Enviando um fax para 123 Fax" ao enviá-la. 

d. Clique em Avançar.

e. Marque a caixa de seleção Imprimir em se quiser que cada um dos faxes recebidos seja impresso automaticamente. Ao selecionar essa caixa de seleção, é possível selecionar uma impressora específica para imprimir o fax.

f. Marque a caixa de seleção Armazenar uma cópia na pasta se quiser criar uma cópia arquivada de cada fax. Ao marcar essa caixa de seleção, é possível especificar o local de armazenamento para a cópia do fax.

g. Clique em Avançar.

h. Confirme as definições da configuração na lista Resumo da Configuração e clique em Concluir.

Se for preciso alterar suas configurações do serviço de fax, use o Assistente de Configuração de Fax seguindo as instruções na seção "Alterar as configurações de fax"

Alterar as configurações de fax

Use o Assistente de Configuração de Fax para alterar suas configurações de serviço de fax. Você pode iniciar o Assistente de Configuração de Fax a partir da janela do console de fax. Para iniciar o Assistente de configuração de fax, execute as seguintes etapas:

1. Clique em Iniciar, aponte para Todos os programas, para Acessórios, para Comunicações, para Fax e clique em Console de Fax.

2. No Console de fax, clique em Configurar fax no menu Ferramentas para iniciar o Assistente para configuração de fax. Observação Você pode ser solicitado a "desbloquear" o programa. Se este for o caso, clique em Desbloquear.

Se esses métodos não ajudaram, você pode pedir ajuda a alguém ou ainda usar o site dos Serviços de Atendimento ao Cliente da Microsoft para encontrar outras soluções. Alguns dos serviços que o site dos Serviços de Suporte Técnico da Microsoft fornece incluem:

- Base de Dados de Conhecimento para Pesquisa (http://support.microsoft.com/search/?adv=1) : procure informações técnicas de suporte e ferramentas de autoajuda para produtos Microsoft.

- Centros de Solução (http://support.microsoft.com/select/?target=hub) : perguntas específicas mais frequentes e informações importantes sobre suporte.

- Grupos de Notícias do Atendimento ao Cliente da Microsoft (http://www.microsoft.com/communities/newsgroups/default.mspx) : entre em contato com outros usuários, colegas e profissionais do Microsoft MVPs
- Outras Opções de Suporte (SUPORTE) : Use a Web para fazer uma pergunta, entre em contato com os Serviços de Suporte Técnico da Microsoft ou envie comentários. Se você ainda tiver dúvidas depois de acessar esses sites da Microsoft ou se não conseguir encontrar uma solução no site dos Serviços de Atendimento da Microsoft, clique no link a seguir para contatar o Suporte.
http://support.microsoft.com/contactus

Essas informações foram extraidas do site da Microsoft.

Se gostou do post, deixe seu Comentário e Cadastre seu e-mail para receber as novidades de Chanel One Dicas e Tutoriais


RECEBA MAIS DICAS POR E-MAIL
As Melhores Dicas pra Você, de Graça!


Delivered by FeedBurner

3 comentários:

  1. Ei!! migrei pro Win 7 e estou feliz!!

    ResponderExcluir
  2. heheh blog muito útil esse!Parabens!

    http://juventudeinformada.blogspot.com/

    ResponderExcluir